TRANSFORMAÇÃO DIGITAL UNIFUCAMP: COVID 19

Ações da UNIFUCAMP para o enfrentamento da COVID 19:

Implantação da plataforma Google Education

  • Seleção de ferramentas e Estratégia Acadêmica;
  • Aulas normais e presenciais até 16 de Março de 2020;
  • De 17 a 22 de Março de 2020 - Organização e Treinamento do Corpo Docente para o início das atividades remotas - (online) no Google Classroom e Google Meet.

Capacitação e treinamento do corpo docente

Elaboração de um curso online no SAG e no Classroom. Contato individual com cada professor, acompanhamento personalizado pelo Coordenador e pelo TI.

Plano de Comunicação - para a comunidade Escolar pela Coordenação dos Cursos (Site e Whatsapp) e grupos de sala e canais de comunicação com rápida resposta.

Momento de incentivar e tranquilizar os Professores, qualidade e não quantidade.

Apoio dos professores de Informática na organização e disponibilização dos computadores:

  • Reuniões periódicas com os gestores de curso (Coordenadores).

Vídeos de curta duração, entregue para os alunos e professores para capacitá-los na plataforma.

Flexibilização na participação síncrona com a disponibilização das aulas gravadas.

Orientações quanto a Educação online, diferenças entre EAD e Aulas Remotas:

  • Aulas Remotas é um ensino emergencial.

Orientações aos professores de como organizar uma sala de aula online:

  • Objetivos de Aprendizagem;
  • Seleção de Conteúdos;
  • Seleção de dinâmicas "conversação com os alunos";
  • Manutenção do foco na aprendizagem do aluno.

Verificação e acompanhamento das atividades

Checar se a equipe (Docente e Gestão Acadêmica) estão prontos.

Planejar o acolhimento ao aluno com suporte permanente.

Combinar o Sincronismo Organizacional.

Estruturar os Serviços de Apoio Administrativo / Financeiro e (Home Office).

Adequar a Infraestrutura Tecnológica.

Selecionar parcerias estratégicas.

Acompanhar / monitorar / ajustar:

  • Frequência dos alunos nas aulas remotas;
  • Frequência do professor nas aulas remotas.

Reuniões periódicas por videoconferência com os professores / Coordenadores de Curso.

Como motivar os alunos? Eles são a nossa principal preocupação!

  • Empatia e resiliência são fundamentais no processo;
  • Ativar os alunos ausentes no ambiente, na realização de tarefas e nas participações;
  • Motivar os alunos a participar das aulas e informar os objetivos e tarefas principais de cada aula, dê preferência à antecipação;
  • Feedback constante e comunicação são importantes para engajar os alunos;
  • Podemos aprender novas tecnologias com uma "comunidade de prática" alunos e colegas;
  • Frisar sempre que, com as aulas remotas mativemos a rotina de estudos, o calendário letivo, a saúde dos estudantes, trouxe comodidade e manteve o isolamento social, sem riscos à comunidade acadêmica.

Ações e práticas durante o isolamento social

  • Fizemos do problema um desafio;
  • Entrega de cestas e óleos para famílias com necessidades emergenciais;
  • Conscientização do uso dos celulares e isntruí-los, e baixar o aplicativo Google Classroom;
  • Professores:
    • Atuar em equipe para ajudar na sua formação e na dos colegas;
    • Auxiliar na gestão da crise;
    • Explorar as potencialidades didáticas das tecnologias em relação aos objetivos de ensino;
    • Ser agente de formação contínua para si. (Perrenoud 2010);
    • O ensino remoto exige dosimetria da duração do tempo para as atividades, pesquisas, aula do professor, etc.
  • Alunos:
    • Disciplina e autonomia são essenciais para aprender;
    • Na internet é possível estudar e vai além de compartilhar por redes sociais;
    • Que as interações presenciais são importantes para o seu aprendizado.

Planejamento estratégico

  • Garantir a segurança do Corpo Social (professores, alunos e colaboradores);
  • Mapeamento e pesquisa de quem vai voltar e quem pode voltar;
  • Calendário - organizar e buscar uma decisão colegiada (validar pelo NDE);
  • Fazer uma boa entrega dos conteúdos (das aulas online);
  • Trasformar o Plano de Ensino num Plano de Aula Diário;
  • Avaliar, registrar e divulgar (ouvir o aluno e avaliar);
  • Registrar por canais Institucionais o que se está fazendo;
  • Comunicar de forma acolhedora com os alunos, senão ele não vai voltar.
  • Preparar os ambientes para a volta com:
    • Uso obrigatório de máscara;
    • Álcool em gel nas salas;
    • Esterilização de salas, laboratórios e do Campus.